Sabores

Sabores Slide 1 Loader

Menu degustação

Dividido em 4 ou 8 pratos, o menu degustação é a melhor forma de entrar em contato com a experiência gastronômica proposta pelo D.O.M, difícil de ser captada em apenas um prato. Alex Atala apresenta cardápio estritamente autoral, expondo sua ousadia e experimentações resultantes de sua pesquisa com os ingredientes brasileiros.

Map close
 
open

Ingredientes

Explore os ingredientes clicando nos pontos do mapa.

Norte - TucupiNorte - Tucupi

Líquido amarelado extraído de um tipo específico de mandioca brava prensada. Considerado venenoso, deve ser fervido por pelo menos 20 minutos para que o ácido cianídrico contido nas raízes se volatize. Típico da região amazônica, é usado para temperar peixes e carnes, especialmente a do pato.

Norte - TucupiNorte - Priprioca

Raiz típica da região Amazônica antes utilizada apenas pela indústria cosmética, a partir da qual o chef Alex Atala desenvolveu uma essência comestível.

Norte - TucupiNorte - Jambu

O jambu (Spilanthes oleracea) é uma erva típica da região amazônica, conhecida por causar uma sensação elétrica na língua quando mastigada

Norte - TucupiNorte - Palmito Pupunha

A pupunha é um gênero de palmito cultivado, contrastando com as espécies nativas (como a juçara) que estão sob risco de extinção por conta da extração descontrolada. O chef Alex Atala utiliza em sua cozinha somente palmito pupunha de cultivo sustentável.

Norte - TucupiNorte - Beldroega

A beldroega (Portulaca oleracea), natural das regiões Norte e Nordeste do Brasil, é considerada uma planta refrescante e com funções medicinais, por conta de seus minerais e vitaminas, além de grandes quantidades de ácido salicílico.

Norte - TucupiNorte - Peixe Filhote

Peixe de couro. A coloração é escura, a cabeça grande e os olhos pequenos. Pode pesar 300kg e medir cerca de 2m de comprimento, mas atualmente os exemplares capturados pesam abaixo de 10kg. Indivíduos pesando até 60kg são conhecidos como filhote.

Norte - TucupiNorte - Baru

Seu sabor é semelhante ao do amendoim e da castanha de caju, porém, é considerado mais prevalecente, como se a castanha tivesse sido um pouco mais torrada. É rica em proteínas, fibras, minerais, além dos ácidos graxos oleico (ômega-9) e linoleico (ômega-6).

Norte - TucupiSudeste - Canjiquinha

Também conhecida como milho branco, a canjiquinha é uma variedade do milho bastante difundida no Brasil, Especialmente para a produção de doces (como a canjica ou mungunzá) e como acompanhamento para carnes e ensopados.

Norte - TucupiNordeste - Tapioca

Produto derivado da mandioca descascada, triturada e drenada para a obtenção de uma farinha granulada. Onipresente na cultura brasileira, a tapioca é a base de vários pratos, como pudins, bolos, mingaus e beiju, especialidade indígena.

 
loader