Alex Chef

Perfil do chef

Com os pés fincados em suas raízes e os olhos voltados para o futuro, Alex Atala é acima de tudo um apaixonado. Pelo Brasil, pela natureza, pela gastronomia, pela vida. Movido por desafios e um grande sentimento de indignação, Atala consegue com extrema delicadeza e técnica transformar essa energia criativa em experiências inesquecíveis para quem tem a oportunidade de provar suas invenções. Seu foco é explorar todas as possibilidades gastronômicas dos ingredientes nacionais, aliando as bases clássicas às técnicas atuais. No entanto, com arrojo e visão, Atala supera as fronteiras da cozinha e atua como cidadão responsável, valorizando o pequeno produtor, incentivando jovens profissionais e apoiando projetos de terceiro setor.

Alex

Evolução da carreira

Sob influência familiar, foi na infância que Alex Atala teve seu primeiro contato com a região amazônica. Aos 19 anos, na escola de Hotelaria de Namur, na Bélgica, Atala iniciou sua carreira como cheff. Na França trabalhou no restaurante Jean Pierre Bruneau e estagiou no renomado Hotel de la Cote D’Or. Em seguida partiu para novos desafios em cozinhas de Montpellier e Milão.

 
Alex

De volta a São Paulo em 1994, logo chamou atenção por seu desempenho à frente dos restaurantes Filomena e 72. Em 1999, inicia sua carreira de chef-proprietário no aclamado Namesa. No mesmo ano, inaugurou o D.O.M. Restaurante e também uma nova era para a gastronomia brasileira, na qual os ingredientes e a cultura alimentar de seu país são protagonistas em uma cozinha vanguardista, sofisticada e sempre surpreendente.

OUTROS PROJETOS

Mais que um chef, Alex Atala hoje é um empresário dedicado à gastronomia. Além do restaurante D.O.M., vitrine para suas criações mais elaboradas, em 2009 fez mais uma contribuição à gastronomia brasileira com a inauguração do restaurante Dalva e Dito, casa que apresenta o conceito de gastronomia afetiva com alma essencialmente brasileira, enfatizando a crença de Atala no ingrediente e na cultura nacional. Uma cozinha já conhecida dos brasileiros, porém executada com primor técnico e padrões de excelência. Outro passo em sua busca pela valorização dos ingredientes nacionais foi a criação da linha de produtos Retratos do Gosto, uma sociedade estabelecida com a MIE Brasil, empresa de desenvolvimento de marcas de alimentos voltada ao consumo consciente. Uma variedade inédita de miniarroz produzida em parceria com o rizicultor Francisco Ruzene do Vale do Paraíba, feijão-guandu, granolas brasileiras e farinhas especiais já estão à venda em mercados e empórios de todo o Brasil. Em 2012, o chef investiu em mais um projeto: a inauguração do Mercadinho Dalva e Dito em um espaço anexo ao restaurante homônimo no bairro dos Jardins, em São Paulo. O estabelecimento oferece pães, geleias, cachaças, conservas, queijos e toda a linha de produtos da marca Retratos do Gosto, ao passo que sua pequena rotisseria prepara “para viagem” as comidas brasileiras servidas no Dalva e Dito.

Alex
Alex
 
Alex
Alex
Alex
 

Atividades

Com prestígio internacional, Alex Atala participa com frequência de eventos em diversos países e é convidado para ministrar aulas nos principais eventos gastronômicos do mundo, como Alimentaria e Madrid Fusión (Espanha), Salone Del Gusto – Slow Food e Identità Golose (Itália), Omnivore (França) e The Flemish Primitives (Bélgica).

Atala também tem participado de todas as edições do Cook It Raw!, evento anual itinerante que reúne top chefs como René Redzepi, Albert Adriá, Massimo Bottura e Pascal Barbot em torno de ingredientes específicos de regiões como Itália, Finlândia e Japão. A edição de 2012, por exemplo, foi realizada na Polônia.

 
 

LIVROS

 

Como grande estudioso da cozinha brasileira, Atala divide seus conhecimentos sobre gastronomia em três livros publicados. O chef é autor de “Alex Atala – Por uma Gastronomia Brasileira” (BEI Editora, 2003), “Com Unhas, Dentes e Cuca – Prática Culinária e Papo Cabeça ao Alcance de Todos” (Editora SENAC São Paulo – 2008), com o sociólogo Carlos Alberto Dória, e “Escoffianas Brasileiras” (Editora Larousse, 2008), com a jornalista Carolina Chagas.

Alex
loader