Alex Chef

Perfil do chef

Com os pés fincados em suas raízes e os olhos voltados para o futuro, Alex Atala é acima de tudo um apaixonado. Pelo Brasil, pela natureza, pela gastronomia, pela vida. Movido por desafios e um grande sentimento de indignação, Atala consegue com extrema delicadeza e técnica transformar essa energia criativa em experiências inesquecíveis para quem tem a oportunidade de provar suas invenções. Seu foco é explorar todas as possibilidades gastronômicas dos ingredientes nacionais, aliando as bases clássicas às técnicas atuais. No entanto, com arrojo e visão, Atala supera as fronteiras da cozinha e atua como cidadão responsável, valorizando o pequeno produtor, incentivando jovens profissionais e apoiando projetos de terceiro setor.

Alex

Evolução da carreira

Sob influência familiar, foi na infância que Alex Atala teve seu primeiro contato com a região amazônica. Aos 19 anos, na escola de Hotelaria de Namur, na Bélgica, Atala iniciou sua carreira como cheff. Na França trabalhou no restaurante Jean Pierre Bruneau e estagiou no renomado Hotel de la Cote D’Or. Em seguida partiu para novos desafios em cozinhas de Montpellier e Milão.

 
Alex

De volta a São Paulo em 1994, logo chamou atenção por seu desempenho à frente dos restaurantes Filomena e 72. Em 1999, inicia sua carreira de chef-proprietário no aclamado Namesa. No mesmo ano, inaugurou o D.O.M. Restaurante e também uma nova era para a gastronomia brasileira, na qual os ingredientes e a cultura alimentar de seu país são protagonistas em uma cozinha vanguardista, sofisticada e sempre surpreendente.

OUTROS PROJETOS

Mais que um chef, Alex Atala hoje é um empresário dedicado à gastronomia. Além do restaurante D.O.M., vitrine para suas criações mais elaboradas, em 2009 fez mais uma contribuição à gastronomia brasileira com a inauguração do restaurante Dalva e Dito, casa que apresenta o conceito de gastronomia afetiva com alma essencialmente brasileira, enfatizando a crença de Atala no ingrediente e na cultura nacional. Uma cozinha já conhecida dos brasileiros, porém executada com primor técnico e padrões de excelência.
Outro passo em sua busca pela valorização dos ingredientes nacionais foi a criação da linha de produtos Retratos do Gosto, uma sociedade estabelecida com a MIE Brasil, empresa de desenvolvimento de marcas de alimentos voltada ao consumo consciente. Uma variedade inédita de miniarroz produzida em parceria com o rizicultor Francisco Ruzene do Vale do Paraíba, feijão-guandu, granolas brasileiras e farinhas especiais já estão à venda em mercados e empórios de todo o Brasil.
Em 2012, o chef investiu em mais um projeto: a inauguração do Mercadinho Dalva e Dito em um espaço anexo ao restaurante homônimo no bairro dos Jardins, em São Paulo. O estabelecimento oferece pães, geleias, cachaças, conservas, queijos e toda a linha de produtos da marca Retratos do Gosto, ao passo que sua pequena rotisseria prepara “para viagem” as comidas brasileiras servidas no Dalva e Dito.

Em abril de 2013, nasceu o Instituto ATÁ, fundado por Atala e uma equipe multidisciplinar que reúne fotógrafos, empresários, publicitários, um antropólogo e um jornalista. O projeto tem a proposta de aproximar o saber do comer, o comer do cozinhar, o cozinhar do produzir, o produzir da natureza.

Também em 2013, ao lado do empresário Facundo Guerra, Atala resgatou o clássico Riviera Bar, ponto de encontro de artistas, políticos e personalidades importantes do circuito cultural da cidade, reafirmando a vida noturna da capital paulista.

Em 2015, Atala tornou-se o chef brasileiro mais bem avaliado do Guia Michelin, roteiro que teve sua primeira edição no país nesse ano. O D.O.M. Restaurante recebeu duas estrelas (único no país) e o Dalva e Dito, especializado em cozinha afetiva, conquistou uma estrela. Somando três estrelas no guia.

Alex
Alex
 
Alex
Alex
Alex
 

Atividades

Com prestígio internacional, Alex Atala participa com frequência de eventos em diversos países e é convidado para ministrar aulas nos principais eventos gastronômicos do mundo, como Alimentaria e Madrid Fusión (Espanha), Salone Del Gusto – Slow Food e Identità Golose (Itália), Omnivore (França) e The Flemish Primitives (Bélgica).

Atala também tem participado de todas as edições do Cook It Raw!, evento anual itinerante que reúne top chefs como René Redzepi, Albert Adriá, Massimo Bottura e Pascal Barbot em torno de ingredientes específicos de regiões como Itália, Finlândia e Japão. A edição de 2012, por exemplo, foi realizada na Polônia.

 
 

LIVROS

 

Como grande estudioso da cozinha brasileira, Atala divide seus conhecimentos sobre gastronomia em três livros publicados. O chef é autor de “Alex Atala – Por uma Gastronomia Brasileira” (BEI Editora, 2003), “Com Unhas, Dentes e Cuca – Prática Culinária e Papo Cabeça ao Alcance de Todos” (Editora SENAC São Paulo – 2008), com o sociólogo Carlos Alberto Dória, e “Escoffianas Brasileiras” (Editora Larousse, 2008), com a jornalista Carolina Chagas.

Seu mais recente livro é "D.O.M. Redescobrindo Ingredientes Brasileiros" (Phaidon/ Ed. Melhoramentos, 2013).

Alex
loader