Alex Chef

Perfil do chef

Com os pés fincados em suas raízes e os olhos voltados para o futuro, Alex Atala é acima de tudo um apaixonado. Pelo Brasil, pela natureza, pela gastronomia, pela vida. Movido por desafios e um grande sentimento de indignação, Atala consegue com extrema delicadeza e técnica transformar essa energia criativa em experiências inesquecíveis para quem tem a oportunidade de provar suas invenções. Seu foco é explorar todas as possibilidades gastronômicas dos ingredientes nacionais, aliando as bases clássicas às técnicas atuais. No entanto, com arrojo e visão, Atala supera as fronteiras da cozinha e atua como cidadão responsável, valorizando o pequeno produtor, incentivando jovens profissionais e apoiando projetos de terceiro setor.

Alex

Evolução da carreira

Sob influência familiar, foi na infância que Alex Atala teve seu primeiro contato com a região amazônica. Aos 19 anos, na escola de Hotelaria de Namur, na Bélgica, Atala iniciou sua carreira como cheff. Na França trabalhou no restaurante Jean Pierre Bruneau e estagiou no renomado Hotel de la Cote D’Or. Em seguida partiu para novos desafios em cozinhas de Montpellier e Milão.

 
Alex

De volta a São Paulo em 1994, logo chamou atenção por seu desempenho à frente dos restaurantes Filomena e 72. Em 1999, inicia sua carreira de chef-proprietário no aclamado Namesa. No mesmo ano, inaugurou o D.O.M. Restaurante e também uma nova era para a gastronomia brasileira, na qual os ingredientes e a cultura alimentar de seu país são protagonistas em uma cozinha vanguardista, sofisticada e sempre surpreendente.

OUTROS PROJETOS

Desde o início de seu trabalho no D.O.M. Restaurante, o chef Alex Atala voltou suas atenções para os ingredientes brasileiros e percebeu profundas fragilidades na cadeia produtiva do alimento no Brasil. Como resultado dessa indignação, em 2013, nasceu o Instituto ATÁ, fundado por Atala e uma equipe multidisciplinar que reúne fotógrafos, empresários, publicitários, um antropólogo e um jornalista. O projeto tem a proposta de aproximar o saber do comer, o comer do cozinhar, o cozinhar do produzir, o produzir da natureza, fortalecendo essa cadeia produtiva e valorizando os pequenos produtores em todo o País.

Prestes a completar 7 anos, o instituto já apoiou e desenvolveu dezenas de projetos de ingredientes específicos, como a pimenta baniwa (comunidade de índios baniwa na Amazônia), cogumelos brasileiros Yanomâmi (comunidade de índios Yanomâmi na Amazônia), o mel de abelhas nativas, baunilha do cerrado (comunidade quilombola Kalunga), os arrozes especiais do Vale do Paraíba, além de projetos ligados à proteção da biodiversidade dos oceanos e ao uso de orgânicos.

Entre outros projetos, o Instituto é responsável pelos boxes de biomas do Brasil do Mercado Municipal de Pinheiros, em São Paulo, em parceria com a prefeitura da cidade. Os espaços coordenados pelo instituto oferecem ingredientes de pequenos produtores da Amazônia e Mata Atlântica, do Cerrado, Pampas e da Caatinga.

Restaurantes e Projetos

  • 1999 – D.O.M. Restaurante
  • 1999 - Na Mesa (restaurante extinto)
  • 2009 – Dalva e Dito (restaurante)
  • 2013 – Instituto ATÁ (OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público)
  • 2015 - Participação no Chef’s Table (Netflix)
  • 2015 – 7 Gastronomia (serviço de buffet para pequenos e grandes eventos)
  • 2017 – Bio Restaurante
  • 2018 – Seminário FRUTO
  • 2021 – D.O.M. Hotel (estimativa)
Alex
Alex
 
Alex
Alex
Alex
 

Atividades

Com prestígio internacional, Alex Atala participa com frequência de eventos em diversos países e é convidado para ministrar aulas nos principais eventos gastronômicos do mundo, como Alimentaria e Madrid Fusión (Espanha), Salone Del Gusto – Slow Food e Identità Golose (Itália), Omnivore (França), The Flemish Primitives (Bélgica) e dos internacionais TEDx e Cook It Raw!.

O chef Alex Atala foi um dos personagens da segunda temporada da série Chef’s Table, da Netflix. Em um episódio emocionante e revelador, é possível conhecer detalhes das criações na cozinha e o papel empenhado pelo chef com pequenos produtores e comunidades brasileiras.

Em 2018, nasceu o seminário FRU.TO, a realização prática dos ideiais que o Instituto ATÁ representa e nos quais o chef Alex Atala sempre acreditou. Resultado da parceria entre Alex e o produtor cultural Felipe Ribenboim, o evento reúne mentes dos campos da sustentabilidade, ciência, gastronomia e indústria para discutir alternativas para um futuro mais sustentável em todos os sentidos. Acima de tudo, a questão que norteia o FRUTO é a que deve preocupar a todos nós: como fornecer alimentação de qualidade a uma população mundial que pode chegar a 8,6 bilhões de pessoas em 2030 de acordo com a ONU?

 
 

LIVROS

 

Como grande estudioso da cozinha brasileira, Atala divide seus conhecimentos sobre gastronomia em três livros publicados. O chef é autor de “Alex Atala – Por uma Gastronomia Brasileira” (BEI Editora, 2003), “Com Unhas, Dentes e Cuca – Prática Culinária e Papo Cabeça ao Alcance de Todos” (Editora SENAC São Paulo – 2008), com o sociólogo Carlos Alberto Dória, e “Escoffianas Brasileiras” (Editora Larousse, 2008), com a jornalista Carolina Chagas.

Seu mais recente livro é "D.O.M. Redescobrindo Ingredientes Brasileiros" (Phaidon/ Ed. Melhoramentos, 2013).

Alex
loader